PF faz operação em 5 estados para combater distribuição de ‘santinhos’

A Polícia Federal (PF) está conduzindo, neste domingo (15), a Operação Voo da Madrugada, com o intuito de combater a distribuição de “santinhos” durante as eleições municipais. A ação abrange os estados de São Paulo, Acre, Roraima, Piauí e Maranhão.

Conforme informações da corporação, mais de 30 pessoas foram levadas para delegacias da PF para prestar esclarecimentos. Entre elas, destacam-se 2 candidatos a vereador flagrados distribuindo material de campanha em Boa Vista (RR) e 3 em Epitaciolândia (AC), além de 1 candidato a vice-prefeito em Cachoeiro do Itapemirim (ES). Pelo menos 30 indivíduos foram detidos, e os materiais de propaganda foram apreendidos.

A prática de distribuir “santinhos” é comum nas eleições, com os infratores aproveitando a madrugada para espalhar o material nas ruas, principalmente nas proximidades dos locais de votação. Isso visa conquistar os votos de eleitores indecisos, que usam esses papéis como “cola” durante o processo de votação.

Conforme estipulado pela legislação eleitoral, a distribuição de “santinhos” ou outros materiais de campanha é permitida até a véspera da eleição. Contudo, no dia da votação, essa prática é proibida e configura crime de propaganda eleitoral irregular, podendo também ser considerada um crime ambiental. Os suspeitos podem enfrentar penas que variam de seis meses a um ano de detenção e de um a quatro anos de reclusão, além de multas.